Mensagens à Comunidade


1ª SESSÃO DO CONSELHO PASTORAL 2025/2026

MENSAGEM DO CONSELHO PASTORAL A

A TODA A COMUNIDADE DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Irmãs e Irmãos,

Comunidade Cristã de Nossa Senhora de Fátima

No começo de um novo Ano Pastoral, com o qual damos início a um Projeto Pastoral Diocesano constituído por três Triénios, que nos conduzirá à celebração dos 500 anos da nossa Diocese, a celebrar em 2034, enquanto Conselho Pastoral desta nossa querida e amada Comunidade de Nossa Senhora de Fátima, chamado a ser espaço gerador de representatividade e participação na ação evangelizadora da nossa Comunidade e, enquanto instrumento de comunhão eclesial, lugar de corresponsabilidade e de franca e fraterna comunhão e diálogo pastoral, queremos saudar toda a Comunidade, de uma forma muito fraterna e afetiva, envolvendo e acolhendo TODOS, TODOS, TODOS, quer os que vivem na territorialidade da nossa Paróquia, quer os que fazem da nossa Comunidade a sua Comunidade de vivência e celebração da fé.

Saudamos os mais pequenos, aqueles que choram nas nossas celebrações, os que correm ou brincam na missa; saudar os mais crescidos e todos os que já vêm à Catequese.

Saudamos os adolescentes e os jovens, que nos desafiam a desinstalar-nos e a ser diferentes! Saudamos os casais, as famílias e nas famílias deixar um olhar de esperança e confiança sobretudo àquelas que vivem momentos mais dolorosos e difíceis: que nunca se sintam sós!

Saudamos e abraçamos os nossos queridos mais velhos, que tanto nos ensinam e nos tocam com sua fé e determinação.

Uma palavra muito próxima aos irmãos mais frágeis, sejam doentes, sejam pobres, àqueles que vivem os dramas do mundo, a solidão e o abandono.

Saudamos, animados pela esperança da ressurreição, todos os que, pela partida de um ente querido, choram a saudade e vivem o luto!

Saudamos vivamente todos quantos, na Comunidade, exercem de forma comprometida um ministério, através dos nossos diversos Movimentos e Organismos Comunitários, não só uma saudação, mas também um obrigado em nome de toda a Comunidade.

Abraçamos hospitaleiramente a Comunidade das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, bem como a Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição, rosto da misericórdia samaritana de Jesus na nossa Comunidade.

Saudamos os nossos Padres e o nosso Diácono que fazem caminho connosco, animam, coordenam e servem a Comunidade: obrigado por fazerem-se companheiros de jornada, pelo vosso lado-a-lado com todos.

Que ninguém se sinta excluído desta saudação e deste imenso abraço que, enquanto Conselho Pastoral, lançamos a todos.

Reunido no passado dia 28 de outubro, o nosso Conselho Pastoral lançou um olhar de esperança e confiança sobra a nossa realidade naquilo que somos e fazemos, mas, sobretudo, sobre como queremos ser, viver e agir e o que podemos mudar e aperfeiçoar para que sejamos cada vez mais Igreja, mais Comunidade e mais discípulos missionários em estilo sinodal.

Partindo da realidade de cada Movimento e Organismo da nossa Comunidade e olhando para o nosso ser Conselho Pastoral enquanto órgão colegial da Comunidade, suas fragilidades e possibilidades, constatamos a necessidade de darmos um novo vigor e impulso a este Conselho Pastoral tornando-o mais sinodal, mais eco e espaço de escuta de toda a Comunidade, reconhecendo também a necessidade de este ter mais visibilidade, impacto e influência na própria Comunidade.

Foi diagnosticado e sentida a necessidade de existir um conhecimento mais aprofundado da realidade daquilo que cada Movimento e Organismo é e faz, bem como um maior relacionamento e colaboração entre todos.

Mais do que calendarizar ou agilizar propostas para este novo Ano Pastoral, esta primeira Sessão do nosso Conselho Pastoral serviu para conhecermo-nos uns aos outros, o que somos, quem somos e o que fazemos e repensarmos na necessidade de aprofundarmos a nossa identidade enquanto Conselho Pastoral e de aprofundarmos a sua real função e missão.

Partindo das constatações e das reflexões apresentadas, o nosso Conselho Pastoral propôs e comprometeu-se a:

  • Nos próximos tempos, cada delegado do Conselho Pastoral promova junto do seu Movimento ou Organismo uma reflexão e aprofundamento do Documento de Trabalho deste Conselho, nomeadamente no que ao Conselho Pastoral diz respeito, escutando os anseios e propostas de cada um dos seus membros;
  • Realizar um encontro com todos os membros dos diversos Movimentos e Organismos da Paróquia com vista a um conhecimento mútuo e troca de ideias;
  • Realizar uma "Feira dos Carismas" – No ritmo da Missão -, na qual todos os Movimentos e Organismos da Comunidade se possam dar a conhecer a todos.
  • Foi também proposto a realização/Organização de uma Peregrinação da Paróquia ao Santuário de Fátima.

Sentindo-nos "Peregrinos da Esperança" e porque "a Esperança não engana", convocamos e desafiamos toda a Comunidade para esta Peregrinação que, juntos, queremos empreender: só tem sentido peregrinarmos sinodalmente, lado-a-lado, contando com todos, enriquecendo-nos de todos para que sejamos verdadeiramente e cada vez mais, "TODOS, TODOS, TODOS".

Que Nossa Senhora de Fátima, Mãe e Senhora do Lajedo, nossa Padroeira, a todos nos ajude, abençoe e guarde.

Conselho Pastoral da Comunidade de Nossa Senhora de Fátima, 28 de outubro de 2025.

Entre os diversos pontos que podem ser abordados na comunicação escrita, a disposição dos espaços entre as frases é um aspecto importante. Espaços adequados contribuem para a fluidez da leitura e melhor compreensão do texto. Para otimizar a apresentação, recomenda-se utilizar apenas um espaço após os sinais de pontuação, como pontos finais, vírgulas e outros. Essa prática não só melhora a estética do texto, mas também está em consonância com as normas de formatação modernas.

A aplicação dessa regra é simples e pode ser facilmente implementada ao revisar documentos. Com atenção para a consistência no uso dos espaços entre as frases, a clareza e a eficácia na transição de ideias se tornam mais evidentes. Assim, ao criar textos mais organizados, promove-se uma experiência de leitura mais agradável e eficiente.


MENSAGEM DO CONSELHO PASTORAL A

A TODA A COMUNIDADE DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Ao iniciarmos um novo Ano Pastoral, este marcado pelo Jubileu da Esperança, somos TODOS PEREGRINOS DA ESPERANÇA.

Sabendo que, enquanto Conselho Pastoral desta NOSSA querida e amada Comunidade de Nossa Senhora de Fátima somos chamados a ser um espaço gerador de representatividade e participação na ação evangelizadora da NOSSA Comunidade e, enquanto instrumento de comunhão eclesial, de convergência de objetivos evangelizadores, lugar de corresponsabilidade e de franca e fraterna comunhão e diálogo pastoral capaz de irradiar toda a ação evangelizadora na Comunidade, queremos saudar TODA a NOSSA Comunidade, uma saudação muito fraterna e afetiva, que envolve e acolhe TODOS, TODOS, TODOS, quer os que vivem na territorialidade da NOSSA Paróquia, quer os que fazem da NOSSA Comunidade a sua Comunidade de vivência e celebração da fé.

Queremos continuar a assumir-nos como a "Casa da Mãe aberta a todos os filhos".

Queremos saudar os mais pequenos, aqueles que choram nas nossas celebrações, os que correm ou brincam na missa; saudar ao mais crescidinhos, os que já vêm à Catequese.

Saudamos os adolescentes e os jovens, aqueles que nos desafiam a desinstalar-nos e a sermos diferentes! Saudamos os casais, as famílias, e nas famílias deixar não apenas uma palavra, mas também um olhar de esperança e confiança sobretudo àquelas que vivem momentos mais dolorosos e difíceis: que nunca se sintam sós!

Saudamos e abraçamos os nossos queridos mais velhos, que tanto nos ensinam e nos tocam com sua fé e determinação.

Uma palavra muito próxima aos irmãos mais frágeis, sejam doentes, sejam pobres, àqueles que vivem os dramas do mundo, a solidão e o abandono, os que, para quem a vida deixou de ter sentido.

Saudamos, animados pela esperança da ressurreição, todos os que, pela partida de um ente querido, choram a saudade e vivem o luto!

A todos quantos, na Comunidade, exercem um ministério, através dos diversos Movimentos e Organismos Comunitários, não só uma saudação, mas também um OBRIGADO em nome de TODA a Comunidade.

Abraçamos hospitaleiramente a Comunidade das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, bem como toda a Comunidade da Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição, rosto da misericórdia samaritana de Jesus na NOSSA Comunidade;

Saudamos os nossos Padres, aqueles que, fazendo caminho connosco, animam, coordenam e servem a Comunidade na caminhada: obrigado por fazerem-se companheiros de jornada, pelo vosso lado-a-lado.

Que ninguém se sinta excluído desta saudação e deste imenso abraço que, enquanto Conselho Pastoral, lançamos a TODOS.

Reunido no passado dia 04 de novembro, lançamos um olhar de esperança sobra a nossa realidade naquilo que somos e fazemos, mas, sobretudo, sobre como queremos ser e o que queremos fazer para sermos mais Igreja, mais Comunidade e mais discípulos missionários.

Constatamos que já são muitos os envolvidos ativamente na vida da Comunidade, mas a Comunidade é de TODOS e deve contar com TODOS: que ninguém se sinta excluído ou dispensado daquilo que pode e deve fazer na Comunidade e pela Comunidade.

Tendo presente as características da nossa Comunidade, suas riquezas e fragilidades, mas sobretudo a Esperança que a TODOS nos anima e deve animar, partilhamos com a Comunidade os grandes desafios identificados e que a NOSSA Comunidade é chamada a enfrentar: o acolhimento, a proximidade, a integração de todos, a participação e vivência dos sacramentos, a formação e o aprofundamento do nosso ser Comunidade.

Partindo destes desafios, que assumimos e que queremos vencer, o NOSSO Conselho Pastoral propõe:

  • Realização de encontros trimestrais para Leitores e Ministros Extraordinários da Comunhão;
  • Realização de encontros mensais sobre a Palavra de Deus
  • Realização de uma Assembleia Paroquial com os membros de todos os Movimentos e Organismos da Comunidade;
  • Realização de Assembleias Comunitárias alargadas a TODA a Comunidade;
  • Criação do "Ministério de Acolhimento";
  • Criação do "Ministério de Inculturação e integração" liderado e constituído por irmãos de outros países e culturas que façam parte da nossa Comunidade Cristã, tendo em vista uma maior envolvência e participação na vida ativa da NOSSA Comunidade.

Foi proposto que o Pároco(s) tenha um dia e horas definidos para atendimento/escuta sem qualquer outra função ou dispersão.

A fim de envolver mais a Comunidade e enriquecer ainda mais este Conselho Pastoral, o Conselho propôs a integração de mais elementos da Comunidade no NOSSO Conselho Pastoral, mesmo que não estejam diretamente ligados a nenhum Movimento ou Organismo.

Para a vivência do Jubileu da Esperança, foi proposta a realização e vivência de uma SEMANA JUBILAR, com diversas propostas e atividades dirigidas a TODOS e que envolva TODA a Comunidade com seus Movimentos e Organismos, incluindo as Instituições que, mesmo não sendo pertença e de orientação paroquial, exerçam a sua ação na geografia da nossa Paróquia.

O Conselho julgou por bem que seja criada uma Equipa Multidisciplinar para programar e preparar esta Semana.

Em virtude das obras de restauro e conservação da NOSSA Igreja, o Conselho Pastoral apela a TODA a Comunidade a necessária corresponsabilidade também na área financeira, apelando desta forma à solidariedade e generosidade de todos.

Sentindo-nos "Peregrinos da Esperança" e porque "a Esperança não engana", convocamos TODA a Comunidade para esta Peregrinação que, JUNTOS, queremos empreender: só tem sentido peregrinarmos JUNTOS, lado-a-lado, contando com TODOS, enriquecendo-nos de TODOS para que sejamos verdadeiramente e cada vez mais, "TODOS, TODOS, TODOS".

Que Nossa Senhora de Fátima, Mãe e Senhora do Lajedo, nossa Padroeira, a todos nos ajude, abençoe e guarde.

Conselho Pastoral da Comunidade de Nossa Senhora de Fátima, 04 de novembro de 2024.