Como Caminhar
Olá a todos!
Vamos iniciar o Advento, o tempo que a Igreja nos oferece para nos prepararmos para celebrar o Natal de Jesus, Jesus que veio ao nosso mundo para despertar a Esperança… para ser a nossa Esperança.
Estamos a caminho do final do Jubileu da Esperança e queremos aproveitar o tempo que ainda nos resta para acendermos chamas de Esperança. O Natal é o tempo especial da Esperança e para a Esperança. Com o nascimento de Jesus renasce a Esperança.
Assim, o tema da nossa caminhada rumo ao Natal é, precisamente "CHAMAS DE ESPERANÇA".
Neste Advento queremos acender e dar mais vigor a algumas chamas que nos ajudam não só a viver a Esperança, mas, sobretudo, a tornarmo-nos Esperança.
Será um caminho sinodal: com todos e para todos, um caminho onde ninguém pode ficar para trás.
E COMO ACENDER AS CHAMAS DA ESPERANÇA
1. Em cada Semana existe uma frase, que nos inspirará o caminho que devemos seguir para acender a nossa chama.
2. É-nos proposto, semanalmente, uma cor como sinal da espiritualidade da semana.
3. Existirá um pequeno texto que, num dia à escolha, preferencialmente ao domingo, deverá servir para nossa reflexão e meditação, em família.
4. É-nos oferecida uma pequena oração para concluir a meditação feita.
5. Propõe-se, para cada semana, um desafio que devemos procurar realizar, bem como uma proposta de compromisso a viver ao longo da semana.
6. Em cada Semana do Advento somos convidados a acender uma vela em casa, da cor da respetiva semana e somos convidados a fazer uma vela de papel, pintada e/ou decorada da cor da semana, onde podemos registar o que fizemos, as experiências vividas… e que deverá ser trazida para a Eucaristia do respetivo Domingo.
7. Para ajudar-nos a inspirar-nos a vida, em cada semana será publicada uma música na Página do Facebook da nossa Catequese e Paróquia.
Sigamos juntos nesta Caminhada, semana após semana, para que, chegados ao Natal, tenhamos mais chamas de Esperança acesas nas nossas vidas, nas famílias, na nossa Comunidade e no mundo e assim o nosso Natal seja mais cheio de Esperança, alegria e, acima de tudo, tenhamos o coração mais cheio de amor para ofertarmos ao Menino Jesus.
Boa caminhada para todos!
